Home » Geral

Oferta de crédito para pessoa física sobe 766%

12 dezembro 2013 No Comment

Segundo estudos realizados pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), a participação do crédito no PIB (Produto Interno Bruto) subiu de 24,7%  (R$ 381 bilhões) em 2003 para 55,2% (R$ 2531 bilhões!) em 2913. E se o valor relativo (percentual) parece alto, maior ainda parece quando olhamos os valores absolutos: o volume de crédito no Brasil aumentou mais de 500% nos últimos dez anos!

E se tal dado parece muito, espere só até ouvir (ou melhor, ler) essa: a oferta de crédito para pessoa física subiu quase 800% nesse mesmo período, o que aponta o emprego de campanhas governamentais para melhor controlar as taxas de crédito, facilidades oferecidas pelos bancos e uma economia mais estável. Diante de tantas condições favoráveis, o crédito pessoal acabou se destacando e muito nesse novo cenários econômico brasileiro.

Também a queda da inadimplência (de 8,8% em junho de 2003 para 5,2% em junho de 2013) permitiu a criação de condições mais interessantes para os devedores. Enfim, como uma bola de neve, uma coisa boa acabou levando a outra, o que tornou a vida de todos muito mais fácil – hoje é muito mais fácil conseguir um financiamento de uma casa, carro ou para a abertura de um negócio, por exemplo.

 

Outro fator responsável pelo favorecimento do uso do crédito foi a queda do spread bancário. Trata-se da diferença entre as taxas de juros que o banco usa para pegar dinheiro emprestado e para emprestar aquele dinheiro, enfim, o percentual de lucro que o mesmo terá quando pega dinheiro emprestado para emprestar a terceiros. Com a redução do spread bancário, ficou mais barato pegar dinheiro emprestado, o que facilitou a contratação de seus serviços.

Isso tudo aponta um possível crescimento bastante favorável na oferta de crédito para pessoa física nos próximos anos.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.