Home » Geral

O que é empréstimo bancário?

17 setembro 2010 One Comment

Você realmente sabe o que é um empréstimo bancário? Sabe a diferença entre empréstimo bancário e financiamento? Para começar, como algumas pessoas acabam confundindo o empréstimo pessoal com o financiamento, vamos então fazer a distinção desses dois tipos de crédito.

O empréstimo bancário é nada mais que um contrato entre usuário e instituição financeira, onde o cliente recebe uma quantia em dinheiro que posteriormente é devolvida a um determinado prazo adicionada aos juros bancários e outros tributos.

Neste caso os recursos pedidos não existe definição do seu destino. Já o financiamento é também um contrato entre instituição e cliente, porém existe a declaração de destino específico, como compra de imóvel, automóvel, reforma de imóvel, compra de empreendimento ou capital para a criação de um negócio.

O empréstimo bancário pode ser pessoal destinado as pessoas físicas ou empresarial que é para empreendimentos afim de reformas, ou aquisição de capital de giro por exemplo. As operações de empréstimo bancário tem uma determinada duração que é feita no contrato, ela pode de curto prazo, médio prazo e a longo prazo.

Claro que o prazo do empréstimo deve ser adequado o máximo possível ao valor adquirido, e a finalidade do mesmo. O empréstimo bancário a curto prazo ele tem duração de até um ano, e é destinado a atender situações de solução rápida, como compra de móveis, eletro-eletrônicos ou eletrodomésticos para o imóvel, pagamento de alguma dívida imprevista, entre outros.

No caso das empresas a compra de produtos para estoque, material de trabalho, dividas inesperadas, entre outros. Já o empréstimo de médio prazo pode ter prazo de pouco mais de um ano, destinado a compra de automóveis, realização de pequenas obras. Com as empresas destina-se a aquisição de máquinas para execução de algumas atividades, ou reforma de um espaço, etc.

E finalmente os empréstimos de longo prazo, que pode levar alguns anos, talhados a compra de imóveis, realização de reformas de grandes proporções, e com as empresas compra de terrenos para futuras instalações, e equipamentos mais caros.

O crédito bancário por ser um motivador da produção e do consumo é um dos grandes responsáveis da movimentação do comércio e consequentemente da economia. No nosso país ele é disponibilizados por diversas fundações bancárias e financeiras autorizadas pelo governo federal.

Existem várias opções de empréstimos tanto para clientes físicos como para as empresas, de origem de bancos e financeiras comerciais e de apoio ao desenvolvimento como, de pequenas e médias empresas por exemplo.

Para solicitar o pedido de crédito as instituições exige a quem fez o pedido garantias de pagamento, com isso é feito um cadastro de pedido de empréstimo, que é avaliado pela instituição que esta oferecendo o crédito.

As taxas de juros, tributos, o prazo, as formas de pagamento, os valores das parcelas, o valor disponibilizado para empréstimo são variantes que depende das normas e das regras de cada fundação bancária ou financeira.

É bom lembrar que antes de executar um pedido de empréstimo em uma instituição, é importante pesquisar as melhores taxas, os prazos e as condições gerais e optar por uma mais viável a realidade do usuário. Certificar e entender as regras e cláusulas que estão no contrato também.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One Comment »

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.