Home » Geral

O que é crédito pessoal?

14 setembro 2010 2 Comments

Se você é jovem e está dando partida em sua vida profissional e financeira agora, provavelmente já ouviu falar sobre crédito pessoal, mas talvez não saiba exatamente do que se trata. Caso este seja o seu caso, então você deve ler este artigo. Caso você já saiba, bem, um pouco mais de informação nunca é demais – e pode fazer a diferença na hora de escolher e adquirir o seu crédito.

O que é crédito pessoal?

Trata-se de um tipo de empréstimo em que recursos financeiros são disponibilizados a um indivíduo (conhecido como devedor) e que poderá utilizá-los da forma que melhor desejar, sem restrições quanto ao tipo de aplicação do mesmo. O indivíduo, então, pode utilizar-se de seu crédito para efetuar os mais diversos pagamentos, desde compras feitas na loja da esquina a pagamentos em moeda estrangeira.

Geralmente o valor do crédito é depositado em conta corrente ou por meio de cheque nominativo.

Onde posso obter?

Várias são as formas de adquirir o crédito que deseja. Geralmente o fazemos por meio de algum banco ou outr instituição financeira, mas é possível adquirir também por meio de cooperativas de crédito.

Não importa em qual tipo de instituição você adquirir seu crédito, será sempre necessária a criação e aprovação de um cadastro e apresentação de garantias (renda familiar, avalista, etc.) a fim de certificar-se de que o devedor realmente pode honrar seus compromissos e pagar pelo crédito adquirido.

Certos bancos possuem limites pré-aprovados levando em consideração o perfil do cliente (analisado a partir de seu cadastro). Nesses casos, após assinatura do contrato de crédito, o mesmo estará disponível imediatamente, podendo ser utilizado através de telefone, caixa automático ou Internet.

E quanto a prazos e taxas?

O pagamento poderá ser realizado em uma única parcela ou dividido em diversas prestações/parcelas com amortizações mensais. O número máximo de prestações é bastante variável e dependerá da instituição credora e de seu limite de crédito pessoal.

Já quanto às taxas, IOF, TAC e taxa de cadastro são geralmente cobradas, mas podem haver outras taxas envolvidas.

Os pagamentos podem ser feitos automaticamente, via débito em conta-corrente, ou realizados por meio de boleto bancário. Obs: pagamentos atrasados estarão sujeitos a juros de mora de 1% ao mês, além de multa de 2% sobre o valor em atraso.

Quanto utilizar o crédito pessoal

  • Em casos de renegociação ou consolidação de dívidas, permitindo assim expandir prazos ou apresentar garantias a fim de conseguir juros menores;
  • Substituição de outras dívidas cujos juros sejam maiores, como o caso do cheque especial e do cartão de crédito;
  • Outras necessidades que não seja aquisição de bens ou serviços – para estes casos, outras alternativas mais baratas podem ser empregadas, como o CDC.

Observações

Financeiras geralmente oferecem uma opção de crédito rápido e fácil. Deve-se utilizá-lo com precaução, uma vez que geralmente envolvem taxas muito elevadas!

Quando adquirir um crédito pessoal, planeje também como proceder a fim de quitá-lo, evitando assim criar uma “bola de neve de dívidas”.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 Comments »

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.