Home » Geral

Encerrando contas de cartão de crédito

13 junho 2013 No Comment

Quando você possui um único cartão de crédito é fácil de gerenciá-lo, mas quando você possui várias contas de crédito vinculadas a cartões diferentes, pode ser difícil decidir como melhor gerenciá-las – e pior ainda decidir quando é a hora certa de encerrar uma conta de crédito, afinal de contas, seu histórico de crédito é importante para muitas decisões de sua vida, por exemplo na hora de adquirir um financiamento.

Sendo assim, é importante observar alguns cuidados quando você está encerrando contas de cartão de crédito. Abaixo, algumas dicas sobre como proceder.

Cancele contas antigas que você nunca usa

Devido à grande oferta de crédito presente no mercado, é bem provável que você tenha um ou mais cartões de crédito que pouco ou mesmo nunca usa. Sendo assim, quando sentir que precisa encerrar uma conta de crédito a fim de melhor gerenciar seu balanço financeiro, opte sempre por encerrar contas que você nunca usa.

Se você não as usa, é bem provável que haja uma boa razão: talvez aquele cartão não oferece um bom programa de fidelidade ou outra facilidade associada ao seu uso, por exemplo. Sendo assim, por que encerrar uma conta que pode lhe fazer falta quando há uma que você nem mesmo está usando?

Manenha algumas contas de crédito em bom uso

Essa dica é especialmente importante para quem deseja num futuro próximo obter algum tipo de financiamento, seja para a compra de uma casa, carro ou mesmo para um negócio. Bancos levam em consideração seu histórico de crédito e consideram como bons clientes para um financiamento aqueles que possuem um relacionamento duradouro e saudável com uma ou mais contas de crédito já abertas, pois são um sinal de que eles conseguem lidar com suas finanças pessoais de forma bem equilibrada.

Se você perguntar a um corretor de imóveis, por exemplo, é provável que ele lhe confirme que manter dois cartões de crédito diferentes com o pagamento das faturas em dia é um ponto muito positivo na requisição de financiamento para a aquisição de um apartamento novo.

Não encerre a conta de seu cartão de crédito mais antigo

Por motivo similar, não é interessante encerrar sua conta de crédito mais antiga, pois um outro ponto que órgãos financiadores consideram em sua decisão é o tempo de duração da conta de crédito, como uma forma de mensurar quão saudável é o relacionamento daquela pessoa com a referente instituição financeira.

Então, se a conta que você menos utiliza é justamente a de seu cartão mais antigo, então é melhor passar a movimentá-la e encerrar uma outra que possa não mais utilizar, assim você manterá essa vantagem para si mesmo, caso mais tarde precise de tal facilidade de crédito.

Não consolide todos os seus balanços em um cartão só

E por fim, mas não menos importante, é fácil perceber que não deveria encerrar todas as suas contas de crédito e manter somente uma ativa. Essa opção só é válida se você sentir que realmente não há uma outra forma de gerir suas contas, tamanho é o descontrole que vivencia, caso contrário, não tome uma atitude tão precipitada, que poderá prejudicar suas chances de conseguir um bom financiamento para suas necessidades futuras.

Gerenciar seu crédito requer algum grau de esforço, mas isso se paga de muitas formas. Considere nossas dicas para ajudá-lo a decidir quando é a hora certa de encerrar uma conta de cartão de crédito.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.