Home » Geral

Como usar meu cartão de crédito

15 setembro 2010 One Comment

Quando se fala em cartão de crédito, logo lembramos de compras e gastos, não é mesmo? É uma forma de pagamento eletrônico e uma ferramenta para aquisição de crédito. Você deve saber que cartões de crédito tem suas vantagens e também desvantagens, com isso é claro que devemos conhecer as melhores formas de uso.

Veja a seguir as vantagens do cartão de crédito:

  • Permite aos seus usuários que não precisem locomover-se com dinheiro em espécie, evitando perder ou até mesmo em assaltos.
  • Possibilita comparação com tudo que é adquirido na descrição da fatura.
  • É bem fácil e rápido de manusear, suas taxas de tributos são mais baixas se comparadas aos cheques.

Agora verifique as desvantagens do cartão de crédito:

  • Como oferece facilidade compra, é um recurso que pode sair de controle no caso de usuários impulsionados pelo consumo, resultando no aumento de dificuldades financeira futuras providas pelos encargos.
  • O valor da compra pode sair mais caro, caso exista juros e tributos financeiros envolvidos, o que não aconteceria se o pagamento fosse efetuado com dinheiro.
  • Existem empresas de cartões que cobram altas taxas de anuidade o que não facilita no momento da compra nem na hora de quita-lás, por exemplo se o usuário não consegue pagar em dia a taxa de anuidade eleva o valor da divida, o que ocasiona uma bola de neve.

Usar essa ferramenta pode lhe trazer muitas dores de cabeça caso ele não seja utilizado de modo controlado e em quantidade comedida. Será que ter muitos cartões é uma boa escolha para quem não quer ver-se endividado com frequência?

Bom você já deve ter respondido, mas vamos explicar um pouco sobre o assunto, o que a maioria dos economistas recomendam é ter uma quantidade mínima de cartões de crédito.

Caso contrário eles poderão virar verdadeiras navalhas, claro que isso depende muito de quem usa, como usa e com qual frequência. Uma boa pista para você não precisar ter tantos cartões sobre sua responsabilidade é que de certa forma eles libertam o “espírito consumista” dentro de você, e quando vai ver você já tem aquela divida que não foi atrelada ao seu orçamento.

A maioria das empresas de cartões de crédito são aceitas no mercado, escolha um com as melhores taxas de juros e tributos para você e tenha um único cartão de preferência.
Afinal para que você irá precisar de mais de um cartão se um único pode satisfazer boa parte das suas necessidades.

Na hora da compra pergunte-se se o que vai comprar é algo indispensável ou supérfluo, e você pode se dar o luxo de adquirir tal produto e arcar com os seus compromissos enquanto consumidor.

Não esqueça de relacionar aquele custo que foi adquirido no seu orçamento, ou seja, avalie seus custos mensalmente e conheça o quanto pode gastar com o cartão de crédito, e não permita que os gastos com o mesmo ultrapasse 20% do seu orçamento mensal.

Lembre-se o cartão de crédito deve ser usado como uma ferramenta facilidadora de pagamento e não como um meio para se obter dívidas ou empréstimos. O fato é que o cartão de crédito tem ajudado e facilitado muito a vida das pessoas nos momentos onde elas buscam adquirir algum serviço ou produto.

Se não utilizá-lo de maneira correta o cartão de crédito, você terá muito mais a perder do que a ganhar com ele. Basta que seja manuseado com sabedoria e responsabilidade, isso o tornará um grande auxiliador nos momentos fáceis e nos complicados também. Não esqueça que se você não possui auto-controle para utilizar um cartão de crédito, o melhor a ser feito é pagar as suas compras e dívidas com dinheiro e não ter mais adversidades.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One Comment »

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.