Home » Geral

Caixa anuncia nova restrição ao financiamento imobiliário

6 agosto 2015 No Comment

Como consequência da contínua fuga de recursos da caderneta de poupança (que já opera com mais saques do que depósitos há seis meses consecutivos), a Caixa Econômica Federal decidiu adicionar nova restrição ao financiamento habitacional: a partir do dia 17, quem já tiver contratos de financiamento na Caixa através do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) não poderá contrair outro empréstimo dessa mesma linha.

Tal medida não deverá ter grande impacto – prevê-se que apenas 2,4% da quantidade de financiamentos concedidos será impactada – entretanto demonstra a preocupação crescente dos bancos quanto a como conduzir o financiamento habitacional em um cenário em que há tanta fuga dos recursos da caderneta de poupança, que estão indo para outros tipos de investimentos financeiros como o Tesouro Direto, por exemplo.

Enquanto isso, outros bancos como o Banco do Brasil e o Itaú aproveitam para ampliar seus esforços no crédito imobiliário para perfis de baixo risco, como uma medida cautelar diante a atual situação econômica do país.

Segundo dados do Banco Central, os resgates líquidos do mês de julho até o dia 30 alcançou o valor de R$ 5,50 bilhões, totalizando assim uma saída de recursos da poupança no valor de R$ 40 bilhões este ano até o mês passado.

 

Se você está pensando em adquirir sua casa própria por meio de financiamento, é importante ter um pouco de cautela e colocar na ponta do lápis o valor da entrada e das parcelas para mensurar qual o impacto disso em seu orçamento familiar, pois com juros altos e redução da margem máxima de financiamento, isso significa que o sonho da casa própria está cada vez mais difícil de se alcançar.

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.